Tipos de amoladores de facas. Você conhece cada um deles?

Tipos de amoladores de facas. Você conhece cada um deles?

Um dos horrores sofridos pelos mestres churrasqueiros, é usar uma faca sem corte. Você já passou por isso?


A faca é um dos principais utensílios utilizados na cozinha, e não é diferente na hora de preparar um churrasco. Você precisa dela desde o preparo da peça até na hora de servir, e é claro, ela deve estar bem afiada, assim, não machuca a carne, não dá trabalho e a finalização fica impecável.


Não é trocando de faca que você vai garantir menos trabalho e um corte excelente, até porque existem várias formas de fazer a sua faca perder o fio, como a qualidade da tábua que você usa para dar suporte na hora de cortar, e até usar a mesma faca para cortar vários tipos de alimentos. É preciso ter cuidado e você deve saber fazer a manutenção da sua faca.


Como fazer a manutenção correta?


Para fazer a manutenção da sua faca da melhor forma, você precisa entender a diferença entre afiar e amolar.


Afiar é quando você afia a faca e refaz a direção da lâmina para o corte. Geralmente, usa-se os afiadores de pedra, entretanto há afiadores elétricos também. Este procedimento é realizado quando a faca está completamente cega. 

Para afiar uma faca, você deve raspar a faca em uma superfície mais dura, em um ângulo de 20º mais ou menos. Este procedimento faz a faca ganhar um novo fio.


Amolar é quando coloca-se o fio da faca no lugar certo, desentortando e alinhando. O instrumento mais utilizado para amolar é a chaira, bem fácil de encontrar e geralmente vem nos kits de churrasco.

 

Quais são os tipos de amoladores e afiadores?



Afiador de Pedra

Para usar um afiador de pedra, é preciso prepará-lo antes: em uma vasilha com água, mergulhe a pedra e deixe submersa por cerca de 25 minutos. Esta prática vai facilitar o deslizamento da faca mais suave, pois melhora o atrito entre a faca e a pedra. Após colocar a pedra em uma superfície onde ela possa fixar firmemente, passe a faca sobre a pedra em um ângulo de 20º aproximadamente, segurando a faca pelo cabo e posicionando o dedo da outra mão em cima da ponta da faca. Lembre-se de finalizar a manutenção em um amolador, como a chaira.

 

 

Chaira

Após usar o afiador, utilize a chaira para dar o acabamento final, pois ela vai endireitar o fio da faca e isso vai garantir um corte preciso e alinhado. Para utilizá-la da melhor maneira, siga esta dica: segure a chaira na vertical e passe a faca de um lado para o outro, deslizando pela chaira até o cabo. 

 

Afiador Elétrico

Geralmente, os afiadores elétricos têm diferentes níveis de afiação e encaixes para realizar a moagem. Identifique o encaixe da sua preferência e posicione a lâmina da faca para fazer a afiação, de forma que o afiador trabalhe da base à ponta. Siga as instruções do manual para ter um resultado com mais qualidade.

 

Amolador 4 em 1 ChurrasKing

O Amolador de Facas Profissional 4 em 1 da ChurrasKing, amola também as tesouras. Possui 4 estágios de manutenção: um especialmente para tesouras, o segundo para a manutenção diária das facas, o terceiro para a recuperação do fio perdido e o quarto dá polidez e brilho fazendo o papel da chaira. Para ter um resultado excelente, basta passar a lâmina da faca cinco vezes por cada estágio.


Onde encontrar: https://churrasking.com.br/products/amolador-churrasking


Seguindo todas as nossas dicas, você terá uma faca bem afiada e que irá ter uma maior durabilidade, mas não se esqueça: faca afiada a atenção deve ser redobrada! Tome muito cuidado com este tipo de utensílio aí na sua casa, e faça o possível para evitar acidentes domésticos. 

Frete Grátis

Enviamos para todo o Brasil.

Garantia de Qualidade

Garantia de 90 dias após o recebimento do produto.

Suporte

Atendimento personalizado para todos nossos Reis e Rainhas.

Faça Parte da Família

+150mil churrasqueiros satisfeitos!
Redes Sociais
Aceitamos American Express Boleto Mastercard PayPal Visa