Conheça o churrasco de costela

Conheça o churrasco de costela

A costela com certeza é um corte muito desejado no churrasco. Seja ela feita no chão, na churrasqueira ou na pitsmoker, todo mundo quer tirar um pedaço! 

Há muitos anos atrás, em algum lugar nos pampas, havia uma fogueira estalando, sobre ela, espetos fincados no chão e uma enorme costela de boi assando. Ao redor, gaúchos conversando enquanto tomam mate, preparando-se para o próximo desafio: levar o churrasco para o Brasil inteiro e depois para o mundo!


Hoje, a costela está entre os cortes mais populares encontrados no churrasco brasileiro por ser uma carne acessível e extremamente saborosa, porém, é preciso saber prepará-la com muito cuidado e sabedoria devido a sua complexibilidade.


Por isso, trouxemos três tipos de costela e o modo de como prepará-los para você nunca mais passar vergonha no seu churrasco e dar mais um passo para ser um verdadeiro mestre churrasqueiro!


Venha com a gente nesta jornada, majestade!


Complexa, mas nem tanto


A costela é conhecida por ter um tempo de cocção mais demorado devido à sua carne ser mais firme, entretanto, este pequeno detalhe traz muitos benefícios se você souber prepará-la, pois quanto mais tempo exposta ao calor da brasa, mais o colágeno da carne vai se quebrando e isso garante a sua maciez.


Outro detalhe muito importante é a gordura entranhada na carne, fator que dá mais sabor e suculência devido ao cozimento demorado. 


Este corte tem muitos benefícios devido a quantidade de gordura e também pela carne estar mais próxima ao osso do boi. 


Como comprar a costela


Se a carne apresenta uma coloração marrom, gordura amarelada e os ossos muito grandes, são sinais de que o boi está velho. Para garantir carne de qualidade e um churrasco muito saboroso, tente optar por açougues que garantam uma boa procedência da carne. 

Opte por uma costela com ossos menores, que apresentem um cheiro mais agradável e uma coloração avermelhada. Outra dica é pressionar a carne com o dedo e verificar se está macia. Ao pressionar a carne, ela deve voltar para a posição inicial rapidamente. 



O que são costelas minga, janela e assado de tira?


Com a costela é possível tirar outros cortes, como a costela minga, janela e o assado de tira. Cada corte tem as suas formas de preparação que devem ser respeitadas! Assim garantindo todo o sabor, maciez e suculência que a carne pode oferecer.


Costela Janela

A costela janela é retirada da região central da costela bovina, o centro da ponta de agulha. Ela é composta pelo matambre, duas camadas de carne e gordura, membrana e ossos longos. Tem a capa de gordura bem densa e as fibras mais finas. 


Costela Minga

A costela minga possui mais carne do que a costela janela. Ela tem um formato retangular e é retirada da parte inferior da caixa torácica do boi. Este corte é um sub corte da ponta da agulha e também é extremamente delicioso. 


Assado de tira

O assado de tira é uma fina tira cortada na horizontal, pegando os cinco primeiros ossos dianteiros. Este corte tem menos capa de gordura e menos colágeno, porém, possui gordura entranhada na carne o que proporciona suculência e maciez. O resultado disso tudo é mais praticidade, já que não precisa ficar horas assando.


Costela do dianteiro

A costela do dianteiro é formada por cinco ossos, onde possui uma maior quantidade de carne e uma menor quantidade de gordura, entretanto, apresenta mais marmoreio. Este corte é muito usado para pratos cozidos, porém, pode ser levado à churrasqueira. O segredo é a paciência, respeitando o tempo de cocção na brasa. 


Costela do Traseiro

A costela do traseiro é formada pelos oito últimos ossos da costela do boi, resultante da divisão da ponta de agulha. A tendência da carne é ser mais macia do que a costela do dianteiro. Ideal para o seu churrasco!


A parte mais importante: aprender a preparar! 

Confira as receitas dos nossos embaixadores que separamos especialmente para você. 


Costela Janela na Churrasqueira



O nosso querido embaixador @doutorchurras ensina para a gente uma receita muito simples da costela janela. Confira:


Ingredientes: 

1 Costela Janela com 5 ossos;

Sal da sua preferência


Modo de preparo:

Faça cortes transversais na gordura e no matambre para formar losangos. Você pode salgar antes ou depois. Caso salgue antes, dê preferência para o sal grosso, a dica é usar também a pimenta do reino moída na hora. Leve a carne para a churrasqueira e coloque na altura onde a sua mão aguenta ficar por 12 a 15 segundos. Abafe usando uma assadeira e deixe por 4 horas do lado do osso e depois vire e deixe por 1 hora do lado do matambre. 

Repare na suculência e maciez desta maravilhosa carne!



Costela Raiz no espeto


Confira esta incrível receita do nosso embaixador @patriciocarvalho21


Ingredientes:

4kg de Costela do Traseiro

Sal de Parrilla

600 ml de cerveja lager


Modo de preparo:

Faça cortes superficiais na parte do matambre, formando um quadriculado. Risque com a faca na parte de trás, em cima dos ossos. Isso vai facilitar as aberturas da membrana e a saída dos ossos. Espalhe bem a cerveja pela carne e tempere com o sal. Use um espeto duplo para facilitar o manuseio da carne na brasa. Coloque a carne com os ossos para baixo a 80 cm da brasa e deixe assando por 6 horas. As dicas do embaixador são: usar lenha frutífera no preparo, para dar mais sabor; e também, jogar mais cerveja na carne depois de 4h no fogo, isso resultará em mais sabor e também a retirar o excesso de sal.

Costela quadrada defumada


Ingredientes:

Costela Janela;

Sal a gosto;

Pimenta do reino moída a gosto.


Dica do embaixador: usar lenha de goiabeira. 


Modo de preparo:

Retire a membrana que envolve os ossos. Jogue o sal e a pimenta por toda a peça, e coloque na pitsmoker por 4 horas a 120ºC, usando lenha de goiabeira. Retire a carne e embrulhe no papel alumínio dando 5 voltas e volte a carne para a defumadora. Esse procedimento ajuda a carne a chegar no seu ponto desejado. A dica é retirar quando a carne atingir 95ºC interno, um ponto ideal com muita suculência. Sirva a seguir. 



Para saber mais sobre receitas de costela na brasa siga os nossos embaixadores!


Vai fazer a receita aí na sua casa? 

Não esqueça de marcar a ChurrasKing, hein! Queremos ver se você já se tornou um mestre churrasqueiro de verdade. 

Frete Grátis

Enviamos para todo o Brasil.

Garantia de Qualidade

Garantia de 90 dias após o recebimento do produto.

Suporte

Atendimento personalizado para todos nossos Reis e Rainhas.

Faça Parte da Família

+150mil churrasqueiros satisfeitos!
Redes Sociais
Aceitamos American Express Boleto Mastercard PayPal Visa