Antes de mais nada, saia agora da ideia de que todo churrasco para ser bom, tem que ter picanha! Atualmente, os mestres churrasqueiros trabalham com várias opções de cortes mais baratos, e isso não desqualifica o churrasco, muito pelo contrário! Existem muitas opções de preparo para um bom churrasco sem gastar muito e ainda assim, sair delicioso. Portanto, confira AGORA as receitas para um churrasco mais barato.
As receitas abaixo foram elaboradas e testadas pelos nossos embaixadores, a fim de lhe ajudar a churrasquear com mais qualidade e sabores!
Barato e delicioso
Não se acanhe na hora de planejar um churrasco para o seu fim de semana quando a grana estiver curta, pois isso não é motivo para deixar de reunir os amigos e a família a fim de aproveitar um domingão de sol, com muita cerveja e aquela carne deliciosa na brasa.
Pare de acreditar no MITO que carnes boas para churrasco são caras, pois existem muitos cortes excelentes que podem ser levadas à brasa e ainda assim, ficarem macias e suculentas. Tudo isso, pasmem, sem milagre e temperos prontos cheios de sódio!
Vem com a gente, majestade, em mais uma matéria especial para o seu churrasco ficar ainda mais divino e super acessível!
Confira receitas para um churrasco mais barato
Costela Janela, por Doutor Churras
Ingredientes:
1 Costela Janela;
Sal grosso ou sal de parrilla a gosto.
O processo de cocção da costela janela é bem simples e fácil de entender, pois você não precisa colocar muito carvão. A dica que vai te ajudar muito a sentir o calor ideal é a seguinte: basta colocar a sua mão na churrasqueira tomando o devido cuidado para não se queimar, caso aguentar ficar com a mão por pelo menos 12 segundos, isso quer dizer que a carne já pode ir para a brasa.
Modo de preparo:
Na costela, faça cortes transversais no lado do matambre. Você pode salgar antes ou depois, pois é você que deve ter a preferência.
Leve a costela para a churrasqueira com os ossos virados para a brasa, logo após, coloque uma assadeira velha para abafar. Só depois de 4 horas, vire a costela com o matambre para baixo e a deixe assar por mais 1 hora.
A sua costela está pronta, e assim, ela ficou muito suculenta e macia. Agora é só colocar na mesa junto de uma mandioca bem cozinha e um vinagrete delicioso, por exemplo.
Coxa e sobrecoxa com Dry Rub, por Doutor Churras
Ingredientes
1kg de coxa e sobrecoxa;
Dry Rub de frango;
Sal a gosto.
Dica do embaixador:
Caso você não encontre o Dry Rub já pronto aí na sua cidade, basta fazer um mix de temperos com paprica defumada, coentro seco, sal, cebola e alho desitradados, açúcar mascavo, cominho, coloral e pimenta.
Glaze:
1 colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
1 colher de sopa de mel;
100 ml de molho barbecue.
Modo de preparo:
Para o glaze:
Misture todos os ingredientes em uma tijela até ficar um molho homogêneo. Reserve.
O frango:
Tempere as coxas e cobrecoxas com o sal e o dry rub, misturando bem com as mãos, logo após, leve para a brasa. Enquanto o frango vai assando, pincele o glaze de tempos em tempos. Retire as coxas e sobrecoxas quando estiverem bem douradas e sirva logo em seguida, pois comê-las quentinhas é muito mais gostoso e saboroso!
Capa de filé, por Doutor Churras
Ingredientes:
1kg de capa de filé;
Sal de parrilla a gosto.
Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços que dê para dobrar e espetar, todavia, este corte pode ser feito na grelha como steak. Após colocar no espeto, salpique com o sal e leve para a brasa em fogo médio até alcançar o seu ponto desejado.
Não sabe como chegar no ponto desejado? Então confira esta matéria especial do Blog da ChurrasKing: CONFIRA 8 DICAS PARA FAZER UM BELO CHURRASCO!
Sobrecoxa no Espeto com Crosta Crocante, por Patricio Carvalho
Ingredientes:
1KG de Sobrecoxa;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de chá de pimenta do reino;
½ colher de sopa de lemon pepper;
Suco de 1 limão.
Crosta:
2 colheres de sopa de azeite;
200g de parmesão ralado;
100g de farinha Panko ou de rosca.
Modo de preparo:
Em uma tigela, adicione o frango, o sal, a pimenta do reino, o lemon pepper e o suco de limão e mexa bem para o tempero incorporar na carne. Em seguida deixe marinar por cerca de 20 minutos. Logo após, espete o frango e deixe assar por cerca de 25 minutos em fogo médio ou até dourar.
Enquanto o frango assa, você pode ir preparando a farofa para empanar o frango misturando o parmesão ralado e a farinha de panko. Quando o frango chegar no ponto, retire do fogo, besunte com o azeite e logo após empane com a farofa pressionando bem, e então volte com o frango para a churrasqueira e deixe dourar. Sirva em seguida com a crosta bem crocante e deliciosa!
Choripan com Aioli, Fernando Liberato
Ingredientes do Choripan
03 gomos de linguiças de pernil da sua preferência;
03 fatias de pão francês ou da sua preferência;⠀
01 Colher de sopa de mostarda.
Ingredientes do Aioli
01 alho inteiro assado;
01 copo de leite;⠀
01 colher de mostarda;⠀
Suco de meio limão;⠀
400 ml (aproximadamente) de óleo de girassol;
Sal a gosto.
Modo de preparo do Choripan
Retire todo o recheio dos 3 gomos de linguiça, e então deposite-os dentro de um bowl e adicione a colher de sopa de mostarda e misture bem, reserve. Corte o pão da sua preferência em fatias (a dica é utilizar pães que sejam crocantes por fora, como o pão francês), logo após deposite a massa da linguiça nas fatias do pão pressionando bem, para que a massa fique bem compactada, feito isso, você pode levar os pães diretamente para a sua churrasqueira, ou para uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Em ambos modos, prepare com a linguiça virada para o fogo.
Dica do embaixador: para saber se a linguiça já está no ponto, basta tocar a superfície do pão, caso estiver quente, quer dizer que a linguiça já está pronta.
Agora você já tem muitas ideias interessantes e super acessíveis para preparar aquele churrasco maravilhoso! Portanto, já pode chamar os amigos e começar os preparativos para o fim de semana, pois o churrasco vai rolar!