Olá, majestade! É muito bom ver você por aqui conferindo as nossas dicas! Hoje preparamos um assunto muito polêmico, vamos lá?
Juntar os amigos em volta de uma brasa para assar o seu corte favorito é um dos momentos mais prazerosos que podemos ter em nossas vidas, por isso, separamos algumas dicas para você não errar mais o ponto!
Gosto é gosto e isso quase não se discute, você pode perder muito tempo fazendo alguém mudar de ideia quanto ao ponto certo da carne e isso virar uma chateação em um dia que deveria ser de alegria!
Acertar o ponto certo da carne pode ser o único momento de tensão que você poderá ter fazendo um churrasco, mas como você quer ser um mestre churrasqueiro de verdade, vamos te ajudar a chegar lá!
Para que a possamos te ajudar da melhor maneira, é preciso que você entenda quais são os três principais pontos que você pode atingir:
Bem passado
Raros são as pessoas que preferem este ponto quando a gente fala sobre churrasco, mas existem. Infelizmente ou não, este é um ponto que você deve saber chegar para não ficar tirando e colocando a carne de volta na brasa, e pagar um certo mico. Mestre churrasqueiro que se preze, tem que saber chegar neste ponto que traz sofrimento para muitos, mas é preferível para outros.
Dica: para uma carne gostosa bem passada na brasa, se liga no pulo do gato! Sele a carne em fogo alto e depois deixe por 10 minutos em fogo baixo a cada lado.
Você pode perceber que a carne que chegou neste ponto está mais ressecada e crocante por fora. Dependendo do corte, este ponto pode deixar a carne muito seca, por isso cuidado! Não é porque a pessoa gosta de carne bem passada que você vai servir uma carne dura e seca!
Ao ponto
Este ponto é considerado o mais tradicional e aceitável. Nele, o miolo da carne ainda está avermelhado e suculento, enquanto por fora, a textura já está bem amarronzada nas bordas. Ao ponto é o ponto que você encontrará nas churrascarias quando não há pedidos mais exigentes.
Dica: sele a carne por três minutos na brasa alta, depois mais cinco minutos em fogo baixo a cada lado.
O interior da carne ao ponto é muito macio e maravilhoso, assim como a carne…
Mal Passada
Neste ponto a carne está crua por dentro. Macia, e muito suculenta, a crosta está apenas selada e maravilhosa. Com certeza os verdadeiros carnívoros gostam mais deste ponto que é zero defeito! A carne mal passada gera tanta polêmica quanto a carne bem passada. Ao mesmo tempo que existem pessoas exigentes para comer uma carne cinza, existem pessoas que brigam para comer uma carne mais vermelha.
Dica: apenas sele a carne por cerca de 2 minutos no fogo alto e mais cinco minutos no fogo baixo, cada lado.
O churrasco é mais do que um prato, é um momento repleto de alegria e de descontração, onde você junta familiares e amigos. É claro que podem existir momentos chatos através das exigências, entretanto, respire fundo e faça o seu melhor! Dê todo o seu amor em cada preparação, cada corte, cada tempero, com certeza as pessoas em sua volta ficarão gratas e lembrarão de todo cuidado e paciência que você teve preparando algo muito especial, com muito carinho!
Prepare um churrasco aí na sua casa e siga as nossas dicas! Dá uma passada no nosso perfil do instagram e confira as dicas dos nossos embaixadores para deixar o seu churrasco ainda mais especial.