A queridinha do churrasco é a picanha! Veja dicas de como prepará-la.

A queridinha do churrasco é a picanha! Veja dicas de como prepará-la.

Basta falar em picanha, que já dá aquela água na boca, não é mesmo? A picanha é uma carne versátil, existem várias receitas, mas é bom a gente aprender as melhores, assim aproveitamos mais este maravilhoso corte.

 

A picanha é sinônimo de perfeição. Um corte maravilhoso, nobre, extremamente macia, suculenta, tem a quantidade ideal de gordura e derrete na boca. Já sentiu vontade de comer, não é, Mestre Churrasqueiro? Então corra AGORA para a sua churrasqueira e já começa a fazer brasa, pois depois dessas dicas, você vai preparar um churrasco digno de majestade! 

A picanha é um corte brasileiro retirado da alcatra. Extremamente macia, ganhou a fama aqui no Brasil nos anos 1960, e após começar a ser exportada, seu preço subiu consideravelmente.

Atualmente o seu consumo ainda é muito desejado, e este corte ainda possui a sua preferência nas churrascarias pelos país. 

Siga as nossas dicas e prepare as melhores picanhas que você já comeu!

Como comprar uma picanha

Antes de saber algumas das variadas formas de preparar este corte, é preciso saber como comprá-la:

Evite as peças que apresentam falhas na gordura 

Geralmente, as picanhas que estão com a capa de gordura falhadas, sofreram algum hematoma. Não sabendo a procedência, é melhor evitá-las;


E se a gordura estiver muito amarelada?

Caso a gordura da picanha esteja muito amarelada, isso pode dizer que o animal era muito velho, mas também pode ser por causa da alimentação: caso o boi foi alimentado a pasto, as gorduras apresentam um tom mais amarelado por causa do betacaroteno, um pigmento natural que contém nas pastagens.

E se a gordura estiver muito branca?

Animais jovens apresentam a gordura branca, mas os animais alimentados com grãos também tem esta coloração na gordura.

Existem selos de certificados que provam se o boi foi alimentado a pasto ou com grãos. Em caso de dúvidas, perguntei no açougue onde você adquiriu a peça.

Opte pelas picanhas que apresentam:

Com de um dedo e meio a dois dedos de altura da gordura; 

Que tenham a gordura lisa, sem falhas, bem manipuladas;

Uma boa picanha apresentam um ótimo marmoreio;

Se for comprar a vácuo, escolha as carnes que estejam bem justas ao plástico.

Além da brasa, há outra forma de preparar uma picanha?

Tem sim, majestade! Este corte é ideal para a brasa devido a sua maciez, mas você também pode prepará-la em uma frigideira, no forno, até mesmo na pressão. Entretanto o nosso foco é o churrasco, e mesmo assim, existem muitas receitas para você prepará-la na brasa!


A gente quer ver fogo!

Na brasa, você pode preparar a picanha no espeto, inteira, postas, na grelha… A picanha é corte democrático e versátil, isso por conta da sua extrema maciez.

 

Para acertar o seu ponto preferido, o correto é cortar a picanha em postas. Assim você consegue identificar rapidamente se ela está no ponto certo. Caso você prefira ela mais bem passada, ela não perde a suculência devido a sua capa de gordura.

Se você for levá-la inteira para a grelha, entenda que devido ao formato triangular da picanha, entenda que as bordas estarão mais passadas do que no interior, por isso este corte é tão democrático! Se você gosta de carnes mais assadas, tire as pontas, pois estarão do jeitinho que você quer!

 

Dicas de como preparar

Para mais pessoas:

Convidou os amigos para tomar uma gelada e comer uma picanha deliciosa na brasa? A nossa dica é: corte as picanhas em bifes com a espessura de aproximadamente dois dedos e coloque na grelha ou na parrilla. Assim, todos poderão comer ao mesmo tempo, já que os cortes ficarão prontos juntos! Veja aqui como o nosso embaixador @werlles_leal fez.

 

A peça inteira:

Faça cortes na gordura em sentidos diagonais, para ficar cheio de quadradinhos, sele a gordura na grelha ou na parrilla, e depois a carne. Assim a gordura não ficará crua. Para atingir o ponto para mais passada, corte em bifes depois de selar. 

No espeto:

Corte a picanha em posta, faça uma dobrinha com a gordura para fora e espete a carne, tipo meia lua como é feito nas churrascarias. Acrescente as demais postas em fileiras e é só colocar na presa.

Em qualquer dica, você pode salgar antes ou depois. Para salgar antes, opte por sal grosso e para salgar depois, use sal de parrilla mais fino, assim não tem perigo de machucar os dentes.

Se você gosta também gosta da picanha assada no forno, confira as receitas que separamos para você!


Receitinhas

Picanha na manteiga de alho

 Ingredientes:

1kg de picanha;

2 ½ colheres de sopa de sal grosso;

2 cabeças de alho assado;

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;

papel celofane para embrulhar toda a carne

 

Modo de preparo:

Pegue com cuidado o alho assado, esprema todos os dentes e misture-os na manteiga com o sal grosso e faça uma pasta. Passe a pasta por toda a carne, inclusive na gordura. Feito isso, você deverá envolver o papel celofane por toda a picanha e amarrar as bordas. 

Com o forno preaquecido em 180ºC, asse a carne por 40 minutos. Após este tempo, retire o papel celofane com muito cuidado para não se queimar, e volte com a picanha para o forno e asse em 230ºC até dourar. 

Deixe a carne descansar por 15 minutos antes de fatiá-la.

 

Picanha no forno recheada com queijo

Ingredientes:

1 picanha de 1 a 1,2 kg, 

500g de queijo muçarela ou prato;

Tomilho fresco a gosto;

100g de manteiga sem sal;

200 ml de vinho branco seco;

Sal a gosto;

Pimenta do reino a gosto;

Barbante;

1 Cebola grande cortada em rodelas;

Azeite;

Papel alumínio.

Modo de preparo

Faça um corte no centro da picanha até a outra ponta, tempere com sal e com a pimenta do reino. Corte o queijo em tiras e os insira dentro do corte feito na picanha. Feche a picanha com barbante, enrolando de ponta a ponta. Na forma, coloque um fio de azeite e depois espalhe as rodelas da cebola. Pegue a picanha e deposite em cima das rodelas. Corte a manteiga em cubinhos e coloque por cima da picanha e os tomilhos também. Cubra a forma com o papel alumínio. Tenha cuidado para fechar bem. Leve para assar no forno pré-aquecido em 180ºC durante 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar por cerca de 20 minutos. Dica: pincele a carne com o próprio caldo. 

 

Frete Grátis

Enviamos para todo o Brasil.

Garantia de Qualidade

Garantia de 90 dias após o recebimento do produto.

Suporte

Atendimento personalizado para todos nossos Reis e Rainhas.

Faça Parte da Família

+150mil churrasqueiros satisfeitos!
Redes Sociais
Aceitamos American Express Boleto Mastercard PayPal Visa